Seg, 23 de abril de 2018, 10:48

Hospital Universitário da UFS realiza I Encontro de Ensino, Pesquisa e Telessaúde
Evento ocorreu na segunda-feira, 23

Mais de cem pessoas, entre estudantes, residentes, professores e servidores estão reunidas nesta segunda-feira, 23, no I Encontro de Ensino, Pesquisa e Telessaúde do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O evento, iniciativa da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do hospital, traz como tema Desafios do Ensino e da Pesquisa no Ambiente Hospitalar, englobando apresentações de trabalhos, videoconferência, palestras e mesa redonda.

A abertura foi conduzida pela Coordenação de Pesquisa (Copes) - órgão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe - por meio da professora Raquel Simões, representante do reitor na solenidade. “Sem dúvida esse é um momento ímpar dentro da universidade. Incentivar a pesquisa, fomentar conhecimento são passos essenciais para o crescimento da universidade, em especial do hospital universitário”, declarou.

Também fez parte da abertura do encontro a superintendente do HU-UFS, Angela Silva. “Estamos em um hospital universitário, e sabemos que aquele professor com fundamentação na pesquisa acaba sendo um profissional diferenciado. Esse evento vem para trazer ainda mais destaque para a relevância da pesquisa voltada à assistência dentro do HU”, pontuou a gestora.

Integração

De acordo com o gerente de Ensino e Pesquisa do HU, Roque Almeida, o I Encontro de Ensino, Pesquisa e Telessaúde, além de integrar corpo clínico, docentes e discentes com esse tipo de atividade, é uma oportunidade para fortalecer ainda mais essas áreas. “A GEP lida com toda a parte de ensino, graduação, residências e pesquisas do HU, sejam pesquisas que envolvem estudantes, professores ou funcionários. Esse encontro resgata o que está acontecendo dentro do hospital em termos de ensino e de pesquisa, valorizando todos os ambientes que fazem pesquisa neste hospital”, resumiu.

Continuidade

A programação do evento se estende durante todo o dia e envolve a palestra Pesquisa no Ambiente Universitário, com a professora doutora Raquel Simões; videoconferência Oportunidade de Aprendizagem Virtual nos Hospitais Universitários, com o professor doutor Luiz Ary Messina, coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina (Rute); mesa redonda Ensino de Graduação e Pós-Graduação no HU, com diversos profissionais do HU-UFS, e discussão das apresentações.

À tarde, haverá apresentação dos resultados da Oficina de Problemas e Soluções do HU sob a Visão de Discentes e Residentes; mesa redonda Relevância da Pesquisa Voltada para a Assistência no HU; palestra Ensino Baseado em protocolos Assistenciais e, por fim, Resultados de Pesquisas Realizadas no HU.

Unidade de Comunicação Social do HU

Atualizado em: Ter, 24 de abril de 2018, 08:35