Ter, 08 de janeiro de 2019, 09:17

NOVAS CHAMADAS PÚBLICAS MCTIC/FINEP (02/01/2019)
AÇÃO TRANSVERSAL 01/2018 - Pesquisa e Inovação em Saneamento / AÇÃO TRANSVERSAL 02/2018 - Projetos Institucionais

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (POSGRAP) informa o lançamento de 02 (duas) Chamadas Públicas da FINEP para apoiar projetos institucionais de pesquisa científica, conforme descritos abaixo:

CHAMADA PÚBLICA MCTIC/FINEP/AÇÃO TRANSVERSAL 01/2018 - Pesquisa e Inovação em Saneamento

A presente Chamada Pública tem por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos institucionais de pesquisa científica e tecnológica e de inovação, que contribuam para superação de desafios na área de Saneamento Ambiental nos temas prioritários ora definidos: TEMA 1: abastecimento de água potável; TEMA 2: esgotamento sanitário; TEMA 3: limpeza urbana e manejo de resíduos sólido; e TEMA 4: drenagem e manejo de águas pluviais.

As propostas deverão evidenciar a contribuição das soluções para a redução dos déficits e desafios apontados no Plano Nacional de Saneamento Básico (PLANSAB) e na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), como o acesso universal ao abastecimento de água, esgotamento sanitário e manejo de resíduos sólidos; a melhoria das eficiências operacional e energética; o desenvolvimento institucional e a mitigação e adaptação às mudanças climáticas no Brasil. Também deverão evidenciar a análise do ciclo de vida (“life cycle assessment”) dos sistemas de saneamento, como instrumento de avaliação na tomada de decisão para a seleção de produtos, processos e/ou serviços em função do seu impacto ambiental.

Prazo final para submissão: 11/03/2019 (O formulário de submissão será disponibilizado a partir de 14/01/2019).

Link para edital: http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/631

CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/ 02/2018 - AÇÃO TRANSVERSAL - PROJETOS INSTITUCIONAIS

A presente Chamada Pública tem como objetivo selecionar propostas para concessão de apoio a projetos institucionais de pesquisa científica que contemplem, pelo menos, uma das seguintes linhas temáticas, que serão analisadas separadamente:

LINHA 1: Setor de Fruticultura e Floricultura para o Bioma Caatinga – Visa selecionar propostas para concessão de apoio financeiro para execução de projeto de pesquisa com foco bem definido no Setor de Fruticultura e Floricultura para o bioma Caatinga, relacionados com o seu aproveitamento econômico. O valor máximo da proposta será de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).

LINHA 2: Centros de Cirurgia Robótica em Hospitais Universitários – Visa selecionar propostas para concessão de apoio financeiro a projetos institucionais visando a instalação de Centros de Cirurgia Robótica em Hospitais Universitários, associados a Faculdades de Medicina, mantidos pelo setor público, que contam com curso de pós-graduação, devidamente estruturado e reconhecido pela CAPES, atuando na área da Cirurgia. O valor máximo da proposta será de R$ 1.000.000,00 (Hum milhão de reais).

LINHA 3: Setor Agropecuário – Visa selecionar propostas para concessão apoio financeiro a projetos de pesquisa aplicada ao setor Agropecuário. O valor máximo da proposta será de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).

LINHA 4: Setor Forense – Visa selecionar propostas para concessão apoio financeiro a projetos a infraestrutura científica de instituições públicas estaduais que atuam na área da perícia criminal, com ênfase prioritária na área Analítica. O valor máximo da proposta será de R$ 1.000.000,00 (Hum milhão de reais).

Prazo final para submissão: 28/02/2019 (O formulário de submissão será disponibilizado em 10/01/2019).

Link para edital: http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/630

Atualizado em: Ter, 08 de janeiro de 2019, 10:08