Sex, 21 de fevereiro de 2020, 13:31

HUL-UFS forma primeira turma de médicos residentes em clínica médica
O programa foi o primeiro a ser implantado no interior de Sergipe​
A apresentação dos trabalhos de conclusão de residência aconteceu ontem, 20/02. (fotos: Unidade de Comunicação Social do HUL)

Aconteceu no final da tarde dessa quinta-feira, 20, a formatura da primeira turma de residentes do Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS). Os trabalhos de conclusão de residência (TCR) dos médicos Thiago Meira Góes e Tatiana Santos Moreira foram apresentados e defendidos para uma banca formada pelos médicos Fernando Every, gerente de Ensino e Pesquisa; Evelyn Machado, chefe da Divisão Médica e Diretora Técnica; Thiago Mendes, da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Pós-graduação; e Eduardo Sena, professor de radiologia e diagnóstico por imagem.

O TCR de Thiago Meira Góes teve como tema “Abordagem à Dor Torácica na Emergência – Uma Revisão de Literatura”, objetivando realizar uma revisão de literatura acerca da abordagem sistematizada e ideal à queixa de dor torácica na emergência hospitalar. Já o TCR de Tatiana Santos Moreira teve como tema “Profilaxia Tomboembolismo Venoso: Revisão de Literatura”, tendo como objetivo auxiliar o profissional médico na profilaxia adequada de eventos tromboembólicos.

O Programa de Residência Médica em Clínica Médica do HUL foi o primeiro a ser implantado no interior do estado de Sergipe, indo agora para o seu terceiro ano de funcionamento. Credenciado pelo MEC e aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica, possui características de cursos de pós-graduação latu sensu sob forma de treinamento em serviço.

O Programa de Residência Médica em Clínica Médica do HUL segue para terceiro ano de funcionamento

“Observamos aqui no Hospital Universitário de Lagarto características capazes de proporcionar um grande desenvolvimento profissional para o médico residente, pela diversidade de cenários de práticas, preceptoria qualificada e multiplicidade de reuniões científicas regulares, dentre outros diferenciais”, ressalta o professor Fernando Every.

O Programa de Residência Médica em Clínica Médica oferece 5 (cinco) vagas e tem duração de 2 (dois) anos. O HUL-UFS também conta com o Programa de Residência em Ortopedia e Traumatologia, que oferece 2 vagas e tem duração de 3 (três) anos. E com Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde, com duração de dois anos, destinada a profissionais das áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Terapia Ocupacional.

Marcelo Sandes

Unidade de Comunicação Social do HUL