Qui, 28 de maio de 2020, 17:58

Trabalho analisa possível relação entre municípios cortados por BR e número de casos e mortes
Professor e aluno desenvolveram mapa para identificar o impacto da pandemia em Sergipe
Mapa é feito com a ferramenta de software livre RStudio. (foto: Reprodução)

O aluno do curso de Engenharia Agrícola da UFS, Igor Leite, criou um mapa para identificar os municípios sergipanos afetados pela pandemia do novo coronavírus. O projeto está sendo desenvolvido em parceria com o professor André Quintão, do mesmo departamento.

“Em períodos de pandemia, ouvimos falar de notícias, mortes e dados brutos. Eles são importantes demais, mas ter uma ferramenta na qual você possa visualizar isso no seu estado é bem legal. O mapa que criei serve para identificarmos visualmente o que está acontecendo”, conta o estudante.

" O mapa é uma ferramenta que nos permite visualizar cada região  com casos e morte pelo coronavírus", diz Igor Leite. (foto: Arquivo pessoal)
" O mapa é uma ferramenta que nos permite visualizar cada região com casos e morte pelo coronavírus", diz Igor Leite. (foto: Arquivo pessoal)

Igor cuida da parte de elaboração do mapa (códigos, dados geográficos e inserção dos dados estatísticos), que é feito com a ferramenta de software livre RStudio, na linguagem R, e hospedada em plataforma fornecida pelo RPubs, também gratuita. Já o professor André cuida da parte estatística.

Além de mapear os municípios com registros de coronavírus, os pesquisadores estão analisando uma possível relação do número de casos e mortes com os municípios que são cortados por grandes rodovias federais e estaduais.

"Essa relação surgiu depois que assisti a uma reportagem da Unversidade Federal da Paraíba. Eles perceberam que na Paraíba tinha este padrão: os municípios cortados por alguma BR, seja ela Estadual ou Federal, têm uma maior incidência de números e mortes de Covid-19. Eles só mostram em termo de mapa mesmo, não tem outra análise. E aí resolvi fazer aqui para o estado de Sergipe. A ideia é fazer a atualização a cada semana, ou até menos, explica.

"Mapeamento pode ajudar prefeitos a tomarem decisões importantes, que podem ajudar no combate ao vírus", opina André Quintão. (foto: Arquivo pessoal)

Após pegarem os dados oficiais, Igor e André tabulam os números e, com auxílio de um sistema de informação geográfica, fazem o cruzamento das informações com o mapa de Sergipe oficial do IBGE.

“A gente categoriza os municípios por ter BR (valor 1) e não ter BR (valor 0), e correlaciona com os números de casos e mortes. Até o momento, podemos notar que os números de mortes se relacionaram com a presença de grandes rodovias. Talvez isso se explique pelo fato de casos mais agressivos da Covid-19 terem chegado por essas vias”, explica Igor.

Segundo André, com o mapa, os gestores municipais podem tomar algumas decisões e se planejar, uma vez que conseguem visualizar a distribuição do número de casos e mortes no estado. “Vendo que o vírus está se espalhando de forma rápida, e que tem uma ligação direta com estradas que fazem ligação com outros municípios , podem criar barreiras sanitária dos veículos que vão entrar na cidade”.

Para visualizar o mapa, clique aqui.

Atualizado em: Sex, 29 de maio de 2020, 10:33