Qui, 22 de outubro de 2020, 16:37

Hospitais universitários de Sergipe receberão investimento superior a R$ 2,7 milhões
Recursos são do programa Rehuf e serão utilizados para custeio de insumos hospitalares e para investimentos
O HU vai receber cerca de R$ 1,4 milhão, enquanto o investimento para o HUL supera R$ 1,2 milhão. (foto: Ebserh)

Mais um importante reforço financeiro da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para apoiar as unidades hospitalares vinculadas à Rede Ebserh. O Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), gerido pela Ebserh, liberou R$ 79,9 milhões originários do Ministério da Saúde.

A maior parte desse montante (R$ 77,9 milhões), deverá ser utilizado em atividades de custeio dos hospitais (aquisição de insumos, medicamentos e materiais para o uso diário, por exemplo). O restante é para investimentos (em obras ou equipamentos, por exemplo).

Em Sergipe, o valor destinado para os hospitais universitários do estado representa o montante de mais de R$ 2,7 milhões. O HU vai receber cerca de R$ 1,4 milhão, enquanto o investimento para o HUL supera R$ 1,2 milhão.

“A aprovação desses recursos foi planejada antecipadamente, reforçando a atuação estratégica e transparente de sua aplicação. Com isso, os hospitais puderam se programar, definindo onde e como a verba será utilizada, aprimorando a gestão e a previsibilidade das ações, de forma a oferecer os melhores serviços de atendimento à saúde da população e de apoio ao ensino e pesquisa”, declarou o vice-presidente da Ebserh, Eduardo Vieira.

O Rehuf define diretrizes e objetivos para a reestruturação e revitalização dos hospitais universitários federais, integrados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Gerido pela Ebserh e financiado pelos ministérios da Educação e da Saúde, ele tem como objetivo criar condições materiais e institucionais para que os hospitais possam desempenhar plenamente suas funções em relação às dimensões de ensino, pesquisa e extensão e de assistência à saúde da população.

Sobre a Rede Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh