Qua, 20 de janeiro de 2021, 16:00

Neprin publica edição especial da Revista Hipátia
Revista conta com artigos jurídicos elaborados por discentes do curso de Direito

O Núcleo de Extensão e Pesquisas em Relações Internacionais da UFS (Neprin) publicou a revista eletrônica Hipátia em edição especial. Tendo como público-alvo os discentes da graduação, pós-graduação e docentes, o projeto de extensão trabalha com a temática dos Direitos Humanos e Justiça e foi contemplado pelo Edital nº 08/2020/Proex Piaex.

Na edição, a revista eletrônica conta com artigos jurídicos sobre diferentes ramos do Direito, todos elaborados, entre outros, por discentes do curso de Direito da UFS e previamente submetidos ao Conselho Editorial da Revista.

Para acessar a revista, clique aqui.

Segundo Marcela Campos, egressa do curso e colaboradora do Neprin, a revista veio como uma oportunidade de produção científica, um canal aberto e democrático, que buscou acolher e fomentar o conhecimento jurídico internacional. "Com a pandemia, não conseguimos realizar os eventos presenciais como de costume. Assim, decidimos continuar proporcionando à comunidade acadêmica-científica a oportunidade de se expressar, desenvolver e alcançar outros indivíduos. Então, buscamos instrumentalizar um veículo de produção científica em texto, já que trabalhamos há diversos anos com a produção verbal, de maneira presencial e, agora, também virtual, além da revista, é claro", afirma.

Marcela também explica que uma das diretrizes de elaboração da Hipátia foi a possibilidade de abordar qualquer tema no espectro das relações sociais, agregando parcerias internacionais. "Com isso, a revista cuida de temas que vão do conceito de soberania moderna ao processo de adoção por casais homoafetivos. A partir de tal panorama, a revista buscou contemplar, de forma transdisciplinar, diversos assuntos, justamente como forma de trazer à discussão da comunidade acadêmica temas tão distintos e palpitantes", diz.

De acordo com André de Souza, um dos discentes envlvidos no projeto, "a experiência foi muito enriquecedora, estando ainda no início do curso de Direito. Tornou-se importante para mim ter esse vislumbre de como funciona a nossa rica comunidade científica, pude aprender bastante e espero continuar a contribuir no que puder".

Hipátia

De acordo com a comissão organizadora, o título Hipátia pretende homenagear uma jovem filósofa nascida em Alexandria no século IV, a qual dedicou sua vida ao estudo da verdade e que, segundo a literatura, afirmava com ela ter se casado. Ela teria contribuído para a ciência em diferentes frentes, a exemplo do mapeamento dos corpos celestes, da invenção do hidrômetro e do astrolábio.

Ascom
comunica@ufs.br


Atualizado em: Qui, 28 de janeiro de 2021, 12:11
Notícias UFS