Produção Científica

As atividades em pesquisa cumprem função básica da Universidade, como instituição geradora de conhecimento, para atender às demandas da sociedade.

A produção científica, dentre as várias atividades universitárias, é uma das que merece notável destaque, pois é através dela que o conhecimento produzido na universidade é difundido e democratizado até à comunidade/sociedade e desta forma informações e/ou alternativas para a solução de seus problemas e para o seu desenvolvimento integrado e sustentável. É, também, o espelho do desempenho docente e discente, nas atividades indissociáveis de ensino, pesquisa e extensão, traduzindo o esforço institucional de produção própria.

A produção científica na Universidade Federal de Sergipe tem crescido nos últimos anos com base nos dados levantados pela COPES/POSGRAP e visualizados nas Figuras abaixo:

#IMG#

#IMG#
Os dados de 2010 são de setembro/2010.

Os resultados têm mostrado que os departamentos e núcleos de pós-graduação vêm trabalhando com seriedade e afinco para a ampliação da produção científica, publicando livros, encaminhando artigos para revistas e periódicos especializados, levando as suas pesquisas a fóruns nacionais e internacionais para debate público, relatando os resultados e os impactos gerados pelas investigações científicas na realidade local/regional, enfim, dando visibilidade às próprias pesquisas e à instituição.

A qualidade da pesquisa, o incremento dos cursos de pós-graduação e o aumento da qualificação docente têm sido determinantes para o crédito das agências de fomento.

Merece destaque essa atividade da UFS, por demonstrar sua capacidade em gerar conhecimentos de Ciência e de Tecnologia que pode ser utilizada para o desenvolvimento regional. Uma análise desses indicadores impressiona não apenas pela melhoria no registro da pesquisa junto à Coordenação de Pesquisa, mas também pelo incremento na quantidade de projetos de pesquisas financiados e, sobretudo, pelo montante de recursos financeiros captados pelos diversos grupos de pesquisa da UFS nas mais variadas agências de fomento, cuja evolução, ao longo dos anos, pode ser observada na Figura a seguir.

#IMG#

Estes dados de produção científica são reflexos da criação e a consolidação das condições para crescimento desta produção (capacitação docente, realização de pesquisas, melhoramento e implantação de laboratórios, melhor estruturação das bibliotecas, recursos eletrônicos modernos, entre outros). Dentre estes fatores podemos destacar o aumento no número de docentes doutores no quadro de docente efetivo da UFS e um aumento no número de bolsistas de produtividade em pesquisa e Tecnologia do CNPq (PQ) e (DT) os quais passaram de 0 em 1996 para 61 em 2011 (PQ) e de 0 em 2005 para 04 em 2011 (DT), conforme pode ser visualizado nas Figuras a seguir:



#IMG#

#IMG#