Ter, 13 de setembro de 2022, 15:03

Demonstração de Interesse

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (POSGRAP), por meio da Coordenação de Pesquisa (COPES), através da Divisão de Captação de Recursos (DICAP), torna público a abertura do período para Demonstração de Interesse para a Seleção Pública MCTI/FINEP/FNDCT - Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Focada nos Sistemas Alimentares Contemporâneos, Novos Ingredientes, Proteínas Alternativas e Novas Tecnologias de Alimentos lançada pela FINEP. O(A) docente interessado(a) em coordenar proposta na seleção deverá preencher o formulário até o dia 15/09/2022, através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdx6n_hVVkGnWc2uD6JGdOogytDcOjiKw_yiA7EMDy9tUvU-w/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

Esta Seleção Pública objetiva conceder recursos financeiros não-reembolsáveis para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, em projetos que envolvam risco tecnológico com foco em sistemas alimentares contemporâneos, novos ingredientes, proteínas alternativas e tecnologia de alimentos.

LINHAS TEMÁTICAS

Serão apoiados projetos que contemplem soluções inovadoras aderentes às Linhas Temáticas abaixo relacionadas:

Linha temática 1: Redes de Pesquisa:

Serão selecionadas propostas que contemplem a formação de redes de pesquisa, contendo no mínimo a parceria de 5 ICTs, que tenham como objetivo o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico conjuntos nas áreas de alimentos, agronomia, veterinária, zootecnia e áreas afins, e cuja infraestrutura física de salas e laboratórios que serão utilizados, ou adequados e ampliados, para o atendimento das temáticas de novos ingredientes e proteínas alternativas com recursos do projeto.

Linha temática 2: Empreendedorismo de base tecnológica:
Serão selecionadas propostas que contemplem projetos de instituições, públicas ou privadas, ligadas à inovação e dedicadas ao apoio à empresas de base tecnológica, em parceria com uma ou mais foodtechs brasileiras incubadas, aceleradas ou lotadas em parques tecnológicos, nos temas de sistemas alimentares contemporâneos, novos alimentos e tecnologias de alimentos.

Linha temática 3: Desafios Tecnológicos:
Serão selecionadas propostas que contemplem projetos de pesquisa que busquem soluções aos seguintes desafios tecnológicos:

• Desenvolvimento de cortes inteiros de carne bovina cultivada;
  • Desenvolvimento de formulações de meio de cultivo de grau alimentício, isentas de soro fetal bovino (SFB) ou outros elementos de origem animal que permitam a proliferação e/ou diferenciação de células bovinas;
  • Produção de gorduras a partir de fontes de vegetais ou por fermentação para aplicação em produtos cárneos feitos de plantas;
  • Extração e funcionalização de proteínas vegetais para aplicação em produtos cárneos análogos aos de origem animal.

RECURSOS FINANCEIROS A SEREM CONCEDIDOS.

No âmbito desta Seleção Pública serão comprometidos recursos financeiros não reembolsáveis destinados à ICTs até o limite de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais), conforme distribuição a seguir:

Linha temática 1: R$ 3.000.000,00
Linha temática 2: R$ 3.000.000,00
Linha temática 3: R$ 4.000.000,00

ELEGIBILIDADE DOS PARTICIPANTES:

São elegíveis a participação neste edital:

• Na qualidade de CONVENENTE: Fundação de Apoio e ICT privada;
  • Na qualidade de EXECUTORA PRINCIPAL: ICT pública e ICT privada;
  • Na qualidade de CO-EXECUTORA: ICT pública e ICT privada.
  • Na qualidade de INTERVENIENTE CO-FINANCIADORA: Empresa Brasileira

ATENÇÃO!!

As propostas deverão ser apresentadas em arranjo institucional composto por:

Linha Temática 1: uma única Instituição Proponente (convenente), que será responsável pelo gerenciamento e execução financeira do projeto, uma ICT Executora Principal, responsável pelas informações técnicas perante a Finep e pela gestão da rede de pesquisa, e no mínimo, 4 (quatro) Coexecutoras. Não há previsão para participação de empresas nessa linha temática.

Para a linha temática 1, cada ICT poderá constar como executora principal de até 1 (uma) proposta. Caso uma ICT possua unidades com CNPJ derivado (CNPJ de filial), cada unidade dessa ICT poderá ser executora principal em uma proposta;

Linha Temática 2: uma única Instituição Proponente (convenente), que será responsável pelo gerenciamento e execução financeira do projeto, uma ICT Executora Principal, que será responsável pela coordenação e execução técnica do projeto e, obrigatoriamente, por uma empresa parceira, na qualidade de interveniente co-financiadora, que deverá obrigatoriamente aportar recursos 5 financeiros no projeto. É facultativa a participação de mais ICTs no arranjo institucional, caso em que participarão na qualidade de co-executora(s).

Linha Temática 3: uma única Instituição Proponente (convenente), que será responsável pelo gerenciamento e execução financeira do projeto, uma ICT Executora Principal, que será responsável pela coordenação e execução técnica do projeto. É facultativa a participação de mais ICTs no arranjo institucional, caso em que participarão na qualidade de co-executora(s). Também é facultativa a participação de empresa brasileira na qualidade de interveniente co-financiadora.

Para as linhas temáticas 2 e 3, cada ICT poderá constar como executora principal de até 2 (duas) propostas por linha temática. Caso uma ICT possua unidades com CNPJ derivado (CNPJ de filial), cada unidade dessa ICT poderá ser executora principal em até duas propostas.

PRAZO DE EXECUÇÃO

O prazo máximo de execução do projeto deverá ser de 36 meses de duração, prorrogáveis de acordo com a necessidade técnica mediante análise prévia e aprovação da Finep.

OBSERVAÇÃO

O formulário FAP, segundo a referida chamada, será disponibilizado em 21/09/2022, considerando o prazo de submissão da proposta à FINEP, o prazo de envio da proposta à DICAP será bastante exíguo.

Mais informações: http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/707