Apresentação

O Encontro de Iniciação Científica da UFS – EIC constitui-se fonte essencial na busca e apreensão de novos conhecimentos, constituindo-se um espaço para divulgação das pesquisas realizadas pela comunidade acadêmica. Destaca-se também como contribuição a atualização sobre os progressos científicos recentes das áreas, além de traçar diretrizes e metas para os futuros projetos nas diferentes áreas do saber, contribuindo, desta forma, para o aperfeiçoamento da formação acadêmica dos estudantes, que consequentemente promoverá avanços na sociedade, por uma formação profissional qualificada.

O EIC é um evento que faz parte do calendário acadêmico, realizado dentro da SEMAC  e no qual os discentes do Programa de Iniciação Científica (PIBIC e PICVol) apresentam os resultados de suas pesquisas desenvolvidas nas oito grandes áreas do conhecimento (Agrárias, Biológicas, Saúde, Exatas e da Terra, Engenharias, Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes).

As apresentações dos trabalhos acontecem simultaneamente em todos os Campi da UFS (São Cristóvão, Lagarto, Laranjeiras, Glória/Sertão e Itabaiana) e nas modalidades: apresentação em pôster digital e comunicação oral. A primeira concorre à Menção Honrosa e a segunda ao Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica da UFS.

PÚBLICO ALVO

Alunos e orientadores que desenvolvem projetos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e voluntária (PICVOL) e os bolsistas PIBIC FAPITEC EDITAL Linha-3. Estudantes de graduação da UFS não vinculados a esses Programas poderão submeter resumos desde que estejam regularmente matriculados, cadastrados no SIGAA e que tenham acesso ao módulo Pesquisa. E os alunos formandos que concluírem os trabalhos do PIBIC e PICVOL no ano do EIC.

COMO PARTICIPAR

Anualmente a COPES/POSGRAP divulga uma Chamada Pública com as normas e diretrizes. O interessado deverá enviar o resumo do trabalho para publicação em anais no momento da inscrição que é exclusivamente, via SIGAA, limitado a um trabalho por aluno (autor).

O resumo submetido pelo discente deverá ser autorizado pelo orientador para ser apresentado e publicado.