PIBIC e PIBICVOL

O Programa Institucional de Iniciação Científica desenvolvido pela Universidade Federal de Sergipe compreende o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), mantido com fomento da Universidade Federal de Sergipe e de agências externas à esta instituição, e o Programa de Iniciação Científica Voluntária (PICVOL) da UFS. O PIBIC e o PICVOL visam despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre os estudantes da graduação, em todas as áres de conhecimento, contribuindo assim para a formação científica de recursos humanos para os programas de pós-graduação e o aperfeiçoamento da fomação acadêmica dos estudantes, além de possibilitar e estimular docentes-pesquisadores a envolverem estudantes de graduação no processo de investigação científica.

O gerenciamento do PIBIC e do PICVOL é atribuição da Coordenação de Pesquisa (COPES) da Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa (POSGRAP) da UFS conjuntamente com o Comitê Institucional - Comissão Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UFS (COMPIBIC) e a Comissão de Pesquisa da UFS (COMPQ) da UFS. O Comitê Institucional é constituído pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, na condição de Presidente, pela Coordenadora de Pesquisa - vice-presidente - e por pesquisadores representantes das oito áreas do conhecimento (Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguísticas, Letras e Artes).

O que é o PIBIC?

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC é um programa de fomento à pesquisa científica dentro da universidade e visa possibilitar ao estudante de graduação o acesso à pesquisa e escrita científicas, com orientação de professores-pesquisadores em qualquer das oito áreas de conhecimento, geralmente o primeiro passo para a pós-graduação e a carreira acadêmica.

O que é o PICVOL?

É o PIBIC voluntário e funciona da mesma forma que o PIBIC, com o mesmo reconhecimento e responsabilidades.

Objetivos do PIBIC e do PIBICVOL:

• Despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação;
  • Contribuir para a formação científica de recursos humanos, que se dedicarão a qualquer atividade profissional;
  • Estimular uma maior articulação entre graduação e pós-graduação;
  • Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa;
  • Ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica;
  • Aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior; e
  • Estimular e iniciar a formação daqueles mais vocacionados para a pesquisa.

Quem pode participar?

Qualquer estudante de graduação regularmente matriculado, preferencialmente a partir do segundo ano de academia, e não concluinte.

Como participar?

O estudante de graduação deve procurar um professor-orientador, preferencialmente com titulação de doutor, e discutir com ele a possibilidade de ingressar em seu grupo de pesquisa e/ou em um plano de trabalho. Quem solicita a bolsa é o orientador, obedecendo aos prazos e requisitos do edital publicado anualmente no site da UFS.

Pode haver remuneração?

Sim. O PIBIC provê remuneração através de apoio das agências de fomento à pesquisa, como o CNPq e a FAPITEC, e da própria UFS. Atualmente, a bolsa é de R$ 400,00 mensais. Existe também a possibilidade de pesquisar voluntariamente, sem remuneração, com o mesmo reconhecimento e validade científica dos discentes remunerados.

Quanto tempo dura a pesquisa?

Até 12 meses de vínculo no mesmo plano de trabalho, podendo participar de outros planos nos anos seguintes.

Quais os benefícios?

• Estimular o pensamento crítico;
  • Melhorar a capacidade de organização de ideias;
  • Melhorar o desempenho acadêmico;
  • Melhorar habilidades em leitura e escrita acadêmicas;
  • Melhorar a capacidade de falar em público;
  • Grande complemento curricular;
  • Preferência na academia e no mercado de trabalho.

Requisitos básicos para participar:

• Estar matriculado em curso presencial de graduação da UFS;
  • Cadastrar e manter atualizado o Currículo Lattes na Plataforma do CNPq;
  • Manter atualizados seus dados cadastrais no SIGAA, tais como endereço, telefone e e-mail;
  • Manifestar interesse, via SIGAA, nos planos de trabalho de seu interesse;
  • Dedicar 20 horas semanais à realização das atividades de pesquisa relacionadas com o projeto.

Confira o Edital PIBIC no site da UFS http://pesquisapos.ufs.br/conteudos/editais

Quer saber mais sobre o PIBIC da UFS e muito mais sobre pesquisa científica?

Acompanhe nossas publicações na web: http://pesquisapos.ufs.br

Siga-nos no Instagram: @copes_ufs

Acompanhe nosso canal no YouTube: COPES-UFS