Ferramenta TURNITIN SIMILARITY

TURNITIN SIMILARITY – FERRAMENTA DE VERIFICAÇÃO DE SIMILARIDADE DE TEXTOS DISPONÍVEL NA UFS

ufs.turnitin.com

Como parte das ações de promoção da ética e da integridade acadêmico-científica, a partir do mês de setembro de 2022, a UFS passou a disponibilizar aos docentes efetivos uma ferramenta de verificação de similaridade de textos, a Similarity, da empresa Turnitin.

Esse serviço é oferecido pela Coordenação de Pesquisa (COPES) da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, com apoio da Coordenação de Pós-Graduação (COPGD), da Coordenação de Inovação e Transferência de Tecnologia (CINTTEC) e do sistema de Bibliotecas da UFS.

O Turnitin Similarity é uma ferramenta de alta qualidade na identificação de similaridade e manipulação textual, que possui uma base de dados comparativa robusta com mais de 91 bilhões de páginas da internet, 1,4 bilhão de trabalhos de todos os níveis e mais de 170 milhões de artigos de bases de dados acadêmicas e periódicos especializados. O programa gera um relatório que aponta o porcentual de similaridade de determinado texto em relação a essa base de dados.

Permite ao docente, a partir do relatório de similaridade gerado, verificar no trabalho dos alunos (trabalhos de conclusão de curso, relatórios científicos, projetos de pesquisa, dissertação de mestrado, tese de doutorado, artigos, etc.) citações incorretas, manipulação de informações e possíveis plágios, de modo a orientar a produção escrita com rigor científico e atenção à integridade da pesquisa.

O uso da ferramenta Turnitin Similarity está disponível a todos os docentes/pesquisadores efetivos da UFS, que receberão em seu e-mail de boas-vindas as informações necessárias à configuração de sua conta de usuário no sistema.  

Para quem ainda não tem acesso, por favor, pedi-lo pelo e-mail integridadeacademica@gmail.com, informando nome completo, departamento e e-mail de cadastro.

Página de entrada – ufs.turnitin.com (https://ufs.turnitin.com/home/sign-in?redirect_to=https:%2F%2Fufs.turnitin.com%2F