INTEGRIDADE CIENTÍFICA

O QUE É INTEGRIDADE CIENTÍFICA E POR QUE PRECISAMOS NOS PREOCUPAR COM ELA?

Integridade Científica é a prática de manter altos padrões éticos e morais na realização e apresentação da pesquisa científica. Isso envolve a adesão a princípios de honestidade, transparência, responsabilidade e respeito aos dados e aos participantes da pesquisa.

Quando a integridade científica é comprometida, os resultados das pesquisas podem ser imprecisos ou enganosos, o que pode levar a consequências negativas para a sociedade. Além disso, a falta de integridade científica pode minar a confiança pública na ciência e nos pesquisadores, o que pode levar a uma diminuição do financiamento da pesquisa e a uma diminuição do apoio à ciência em geral.

Uma cultura de integridade científica aumenta a qualidade da produção de conhecimento!

 

Pilares da Integridade Científica

 “Os pilares da Integridade Acadêmica foram desenvolvidos pelo International Center of Academic Integrity, ICAI, que tem como missão tratar, evitar e diminuir a fraude e a desonestidade acadêmica e expandir a cultura de integridade acadêmica no Ensino Superior. Para conhecer mais, acesse www.academicintegrity.org.” (TURNITIN, 2023). 

 

Fonte: Turnitin, 2023.

 

 

TURNITIN. Compreendendo a Integridade Acadêmica e porque criar esta cultura em sua IES. São Paulo. 2023. Disponível em: https://www.turnitin.com/pt/blog/compreendendo-a-integridade-academica-e-porque-priorizar-a-construcao-desta-cultura-em-sua-ies. Acesso em: 11 mar. 2023