Qua, 28 de julho de 2021, 15:08

Edital Conjunto nº 01/2021/POSGRAP/PROEST
Plano de Ação Especial de Iniciação à Pesquisa – Apoio à ciência durante a pandemia

PERGUNTAS FREQUENTES

Caros/as discentes e docentes,

As inscrições no Edital CONJUNTO Nº 01/2021/POSGRAP/PROEST – “PLANO DE AÇÃO ESPECIAL DE INICIAÇÃO À PESQUISA – APOIO À CIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA” – finalizam na próxima sexta-feira, 30 de julho. Para quem ainda não fez a sua inscrição e tem dúvidas em como proceder, elencamos a seguir algumas informações que podem ajudar:

1- Do que se trata o edital?

Oportunidades de vivências acadêmicas de iniciação à pesquisa.

2- Quem pode submeter uma proposta para esse edital?

Discentes de graduação da UFS.

3- Qualquer discente pode se inscrever?

Não, apenas discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

4- Discentes de outras instituições podem participar?

Não, apenas discentes matriculados nos cursos da graduação presencial da UFS, que estejam em situação que permita o término da graduação no prazo mínimo estabelecido pelo projeto pedagógico do seu curso e que não recebam outro auxílio ou bolsa remunerada.

5- É permitido participar de uma das ações como aluno voluntário?

Não, todos os discentes que atenderem aos requisitos constantes no edital serão contemplados com bolsa remunerada PNAES.

6- Quem pode ser professor-orientador?

Qualquer docente da UFS com mestrado ou doutorado.

7- Onde e como encontrar um orientador?

A Lista dos docentes poderá ser acessada no SIGAA (https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/docente/busca_docentes.jsf?aba=p-academico), onde se fará a busca pelo departamento desejado.

8- Prazo de inscrição?

Até 30/07/21

9- Onde fazer a inscrição?

No link disponibilizado no edital do plano de ação escolhido pelo discente.

10- Onde encontro o edital?

Em https://posgrap.ufs.br/conteudo/67639-edital-conjunto-n-01-2021-posgrap-proest

11- Vigência da bolsa?

Durante o período letivo de 2021.1 (até dezembro/2021).

12- Quais os planos de trabalho?

Os planos estão listados no edital - Quadro I – Ações e planos previstos.

13- Como saber se meus documentos estão atualizados conforme o edital?

O discente interessado tem que atualizar seus dados no Cadastro Único: SIGAA → Portal do Discente → Bolsas → Cadastro Único→ Aderir ao Cadastro Único.

14- Quais informações sobre meu plano de trabalho preciso informar no formulário?

A área do plano de trabalho, o título do plano de trabalho, o nome do professor orientador e a declaração de anuência do professor orientador.

15- Como anexar a declaração de anuência do orientador?

No formulário (Google Forms), o último campo pede para anexar a declaração de anuência em PDF (é o Anexo I do Edital).

16- Se eu ainda tiver alguma dúvida, quem pode me ajudar?

Entre em contato com a COPES através do e-mail pae@academico.ufs.br

COPES/POSGRAP/UFS

Atualizado em: Qua, 28 de julho de 2021, 15:29