Qui, 21 de fevereiro de 2019, 16:18

Pesquisa de Satisfação – 28º EIC
V SEMAC

Após a realização do 28° EIC foi aplicada uma pesquisa de satisfação entre os docentes e discentes da UFS a fim de avaliar o Evento sobre diferentes dimensões, a saber: organização, conteúdo e aplicabilidade. Foram encaminhados 2558 e-mails aos estudantes e 394 e-mails aos docentes. Responderam ao questionário 769 estudantes (30,06 %) e 155 docentes (39,34%).

Cada questão foi avaliada a partir da escala linear de números inteiros variando de 1 a 5, conforme descrito abaixo:

Graficos pesquisa de satisfa  o 1

Avaliação do Evento e das Apresentações dos Trabalhos PIBIC

A partir dos resultados demonstrados no gráfico 1 percebe-se uma avaliação positiva nas questões pontuadas sobre a dimensão “organização do evento”, possuindo, em média, 79% de resultados considerados “bom” ou “muito bom”. Outras duas questões avaliadas, no entanto, apenas entre os discentes, também mostrou tendência positiva para a duração (72,3%) e divulgação do evento (66,5%) (dados não apresentados no gráfico).

Gr fico 1   organiza  o

Foram avaliadas também entre alunos e professores as normas adotadas para as apresentações dos trabalhos de iniciação científica, designada como “conteúdo”, sendo pontuado o número de slides permitido, tempo permitido para apresentação e para a discussão do trabalho. No entanto, estes itens não atingiram bons índices de avaliação pela maioria dos participantes. Estes dados, descritos nos gráficos abaixo, mostram a necessidade de uma rediscussão das normas para apresentação dos trabalhos. Dessa forma, serão estudadas adequações e melhorias para os próximos EIC.

Gr fico 2   conte do

Avaliação dos Minicursos

Quanto aos minicursos, todos os itens foram avaliados positivamente (bom/muito bom) desde a organização até a aplicabilidade nas pesquisas dos estudantes, corroborando com o evidente sucesso dos minicursos entre os alunos.

Gr fico 3   minicursos

Em resumo, os resultados da pesquisa apresentados reiteram os bons índices mediante a classificação do 28º Encontro de Iniciação Científica pelos participantes. As apresentações dos trabalhos e os minicursos têm sido eficazes e eficientes naquilo que se propõem: tornar o conhecimento técnico-científico, no que tange a pesquisa acadêmica, cada vez mais acessível aos estudantes e divulgar para o meio acadêmico as pesquisas realizadas nos diversos Campi da UFS.

Também é necessária uma busca pela ampliação da participação dos estudantes e professores à pesquisa de satisfação, a fim de obter resultados mais assertivos e que se constituam uma métrica satisfatória para delinear tendências; fomentar melhorias nos processos, métodos e práticas desta Coordenação; e, prover mecanismos de controle e retroalimentação sistêmica. Cabe ressaltar também a importância de manter critérios avaliativos cada vez mais objetivos, a fim alimentar metodologias acuradas de qualidade total.

Atualizado em: Qui, 21 de fevereiro de 2019, 16:38